quarta-feira, 24 de setembro de 2008

_CiNeMa NoVo_por_Glauber
















Dentre outras influências marcadas pelo movimento Tropicalista, o Cinema Novo foi uma das mais significativas. A partir da exibição de Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe do cineasta Glauber Rocha, determinou-se um novo impulso criativo na composição das letras musicais. As canções passaram a representar um conjunto de elementos culturais. Um som que simbolizou as coloridas imagens de revistas, expostas nas bancas de jornal, com fotos de atrizes de cinema, mescladas com cenas violentas de guerra e flagrantes de viagens espaciais que em sua união constituíram o tom enfático representado pela estética tropicalista. O corte, a justaposição, o uso de fragmentos, e dos efeitos flashback, presentes na produção cinematográfica, pareciam atrair a atenção, não apenas do grupo baiano, mas também dos expressivos setores da juventude interessados pela cultura.


Texto retirado do blog: http://www.febf.uerj.br/tropicalia/tropicalia_cinema_glauber.html

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Hélio Oiticica e SUA Tropicália...

A Tropicália por Oiticica:

O ano é 1967. Oiticica era um agente provocador das artes brasileiras. Em abril, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro recebia a exposição Nova Objetividade Brasileira, e nela Oiticica apresentava a instalação Tropicália, um ambiente em forma de labirinto com plantas, areia, araras, um aparelho de TV e capas de Parangolé (um tipo de obra de arte feita para ser usada como roupa).

Essas são algumas partes da obra "Tropicália":

Rítmo, movimento e tons geniais!



Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Tom Zé, Torquato Neto, Gal Costa, Nara Leão e muitos outros nomes da música brasileira participaram de forma ativa dessa corrente artística.
Em maioria, os artistas sentiam-se sufocados pelo elitismo e pelos preconceitos de cunho nacionalista que dominavam o ambiente da chamada MPB. Em conquência disso, procuraram tornar sua música mais "universal", misturando rock com samba e vários outros estilos musicais.

Aqui estão algumas das músicas mais polêmicas que expressam bem o sentimento dessa vertente artística:

E veio ao mundo..!

O Tropicalismo foi o movimento cultural surgido no Brasil ao final da década de 60. Esse teve seu contéudo feito da mesclagem de correntes artísticas de vanguarda e da cultura brasileira e estrangeira, trazendo inovações estéticas radicais. "Alimentou-se" não só da cultura popular como da erudita; incorporou muitos dos elementos vistos na Pop Art; e as poesias das canções eram escritas com plasticidade, formando brincadeiras com as palavras,sendo isso grande influência do Concretismo.
Esse movimento, também chamado de Movimento Tropicalista, teve maior destaque na música. Nas artes plásticas destacou-se Hélio Oiticica. No cinema, Glauber Rocha criou o Cinema Novo. E por fim, no teatro, as peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa chamaram maior atenção.